terça-feira, 10 de abril de 2012

Jogos Sensoriais


O Coaching for Kids trabalha com muitas brincadeiras e jogos para despertar o interesse e a motivação das crianças em relação ao aprendizado, ou seja, “aprender” pode ser muito divertido. A brincadeira de forma direcionada através de  jogos estimula a criatividade e a curiosidade das crianças, um benefício para a formação pessoal e para as relações sociais, liberando as tensões da vida cotidiana e resgatando os valores essenciais para a sua autoestima.
Os “jogos sensoriais” são brincadeiras destinadas ao estímulo da percepção dos 5 sentidos: visão, audição, tato, paladar, olfato. O cérebro tem papel fundamental no processo perceptivo das crianças, pois é a função cerebral que atribui significados aos estímulos sensoriais a partir das experiências vivenciadas por cada criança. Assim, através da percepção a criança é capaz de adquirir, interpretar, selecionar e organizar as informações obtidas pelos sentidos. Ao desenvolvermos as percepções sensoriais praticamos com as crianças o sentido da ordem, ritmo, cor, tamanho,  movimento, simetria, harmonia e equilíbrio. Do ponto de vista cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória, a atenção, a associação e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos.
No Coaching for Kids, trabalhamos com um ciclo de jogos sensoriais para desenvolvermos a percepção tátil (descobrir objetos com olhos vendados), olfativa (percebendo diversos tipos de aromas), paladar (diferenciando e percebendo sabores), visual (percebendo objetos e imagens por focos diferentes) e auditiva (percepção de ritmos musicais). Para isso utilizamos dois jogos eletronicos como ferramentas: Big Brain Academy e Wii Music. As crianças ficaram atentas a participativas. Estes jogos estimulam coordenação visomotora e capacidade de tomada de decisão. Enquanto que, por um lado, a tecnologia pode fazer das pessoas observadores passivos, por outro lado, o nosso intuito é utilizarmos estes recursos para envolver e estimular positivamente as crianças.



Sugestões de Estímulos em casa
1)     Ao saborear um alimento, estimular a criança a mastigar bem e perceber bem os sabores e perceber se é salgado, doce, apimentado, etc. Para aprimorar a percepção do paladar, oferecer um pouco do alimento sem tempero para desenvolver a percepção do sabor do arroz, da carne, de determinadas frutas, etc.
2)  Perceber os cheiros e aromas dos alimentos, das bebidas, dos perfumes e perguntar o que este aroma faz a criança se lembrar.
3)     Selecionar alguns jogos eletrônicos para estimular memória, coordenação motora, percepção visual e auditiva e brincar junto com a criança. Este será um momento de grande integração na família, como também de grande desenvolvimento tanto para os pais quanto para os filhos.
4)     Aproveitar alguns momentos para explorar a percepção e memória da criança, como por exemplo:
a.     Contar uma história e pedir para a criança recontar a história
b.     Ao assistir tv perguntar “o que disse o personagem?” ou “o que disse a propaganda na televisão?”
c.      Ao ouvir uma música no rádio comentar sobre o ritmo da música e que tipo de sensações ou emoções a música traz.